domingo, 10 de novembro de 2013

Hã? O quê? Como?

Por Fátima Regina Nunes

Pois há muito o Brasil e os brasileiros vem num esforço em conjunto tentar transformar este, num país para todos.

Estudantes Martha, Paula e Aline

Vemos o crescente investimento social e seu reflexo no rendimento escolar e inclusão digital que insere os pequenos estudantes no mundo globalizado sem fronteiras.
Também algo que faz diferença e realmente tem sido respeitado por um decreto Lei, é a acessibilidade quanto aos espaços públicos.
Claro que alguns ainda teimam em estacionar em vagas exclusivas a cadeirantes ou idosos, no entanto na sua maioria o brasileiro tem estado mais receptivo e engajado na diminuição das diferenças.
                                          Passeata na av. Paulista para conscientizar a sociedade

Bom para todos!
Os espaços públicos e culturais adaptados trouxeram um público que antes jamais pensaria, por exemplo, ir a um teatro como o Municipal ou cinema.
Cinema, pois o nosso cinema nacional. Que por anos foi discriminado e até sendo tido apenas como cinema da boca do lixo, hoje com os incentivos públicos e órgãos de maior representatividade cultural, tem oferecido a oportunidade tão aguardada para nossas produções.
                                         A doce Yasmin que aguarda um futuro melhor para todos

A partir do próximo ano com os novos investimentos do Ministério da Cultura, a área de Audiovisual será privilegiada e também o público de cinéfilos apaixonados!

Martha , Paulinha e Aline na biblioteca de sua Universidade

 O vale cultura criado pela ministra, vem aproximar o público dos tão elitizados equipamentos culturais até então.
Tudo isso seria perfeito se fosse oferecido igualitariamente para todos os brasileiros.
A lei de acessibilidade não consegue ainda incluir os deficientes auditivos. Cidadãos como todos outros, produtivos e ativos na cadeia econômica do país, são hoje fadados a assistir apenas vídeos produzidos no estrangeiro, uma vez que são legendados e direcionados a um publico geral.
Em entrevista com pessoas deficientes pude constatar tamanha insatisfação que elas têm em relação a sua não inclusão. Um triste quadro que demonstra que ainda estamos e há muito que ser feito, a fim de termos um Brasil para todos. Como diz o slogan de campanha de políticos que hoje escrevem as leis.
Esse fato vem carregado de uma serie de outras informações contidas, como me desabafou Martha Pelli, que sempre se sentiu frustrada por não conseguir mudar as condições a sua volta, tanto na questão cultural e tampouco social, onde o preconceito ainda reina e machuca a alma principalmente daqueles que não tem como expressar-se.
Contou-me o quanto se considera preterida em suas capacidades, uma vez que a sociedade não abre portas aos deficientes ou lhes dá novas oportunidades de carreira por exemplo.


Os amigos Bruno e Fernando

Também os amigos Bruno, Diogo e Fernando sempre se reúnem com sua turma de amigos no Shopping Tatuapé às sextas-feiras à noite, no entanto toda essa gente se limita quase que exclusivamente à praça de alimentação do shopping, pelo fato de não terem outras possibilidades. Uma vez que os espaços de áudio visual (salas de cinema, cineclubes) não exibem algo que possam ter acesso que não seja estrangeiro. Questionam que o cinema em 3D tem salas especiais há muito tempo, mas uma forma de integrar a população como um todo está longe de ser conseguida.
Aline e Paulinha disseram que se sentem revoltadas, afinal nos EUA existe até uma universidade especifica para pessoas deficientes auditivas e que esse fator não muda em nada suas outras capacidades que fazem delas pessoas normais e competitivas no mercado profissional e na sociedade.

Jovens que esperam por oportunidades inclusivas reais

Como este pequeno grupo, um numero expressivo de pessoas nas mesmas condições em várias partes do Brasil compartilha do mesmo sentimento.
A lei de acessibilidade precisa ser aplicada com maior rigor e adaptada para os novos momentos de desenvolvimento em que nosso país está adentrando.
Há mais de seis anos a associação de deficientes auditivos vem tentando junto ao Ministério Público conseguir que as produções cinematográficas no Brasil (cinema, vídeo e até vídeos na internet) contenham uma opção legendada para ampliar as possibilidades de comunicação.
Esperamos que como o Áudio livro é hoje, uma realidade que atende não somente a deficientes visuais, mas muitos outros que desejam essa facilidade, possamos em breve ter razões suficientes para comemorar mais uma conquista do Brasil que desejamos deixar para nossos filhos.

Este domingo, 10 de novembro, é o dia nacional de Combate e Prevenção a Surdez.


LEI Nº 11.263, DE 12 DE NOVEMBRO DE 2002

(Projeto de lei nº 295, DE 1999, da deputada Célia Leão - PSDB)
Estabelece normas e critérios para a acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências

Artigo II  , parágrafo 2 ítem d
d) barreiras nas comunicações: qualquer entrave ou obstáculo que dificulte ou impossibilite a expressão ou o recebimento de mensagens por intermédio dos meios ou sistemas de comunicação, sejam ou não de massa; “


quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Gastronomia e Cinema

Livraria Cultura Espaço gastronomia e café


Consagrados orientadores de nossos sentidos, a gastronomia e o cinema são implacáveis, a visão e audição para o cinema, o paladar, olfato e a visão para os alimentos. Sobre o suporte de filmes clássicos da cinematografia mundial, o registro percorre memórias de sons e imagens relevantes em nossas vidas, herdadas de fragmentos fílmicos armazenados, onde somos transportados, ao mais intrínseco e íntimo dos povos, à cozinha, à mesa de jantar, ao cotidiano familiar e lugares agradáveis.


Descontração e requinte


O cinema, além de nos levar à escolha de divertidos alimentos, como o chocolates, chicletes, balas, refrigerantes, empanados, salgadinhos e a digníssima pipoca com manteiga (muitas pessoas costumam pedir uma cobertura extra de manteiga, mas o que não sabem é que muitos cinemas não utilizam manteiga derretida de verdade e sim uma mistura de óleo com sabor artificial, por isso então é importante tomar cuidado com o doses exageradas de "manteiga", pois uma concha dessa cobertura pode conter até 130 calorias.


Espaço Launge Itaú Cinema Cultural 


As mais diversas comidas, sempre andaram intimamente ligados ao cinema. Encontramos muitas vezes, por detrás da câmera, outras vezes transparecem com o próprio filme ou são combinados em mostras de cinema, com eventos frequentes que  acontecem muitas vezes antes da mostra dos filmes, em lanchonetes de grandes requintes.

CineSesc Launge Cafeteria

Cultura, história, e memória são considerados ingredientes triviais  que unem formas de arte, que encanta o ser humano, por séculos e vêm des­pertando paixões. Disponibiliza  prazer e estabelece lembranças significativas, que são constituídas por momentos emocionais, sensoriais, piscológicos, que o cinema e a gastronomia embalam com maestria e delicadeza.

.

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

AINDA DÁ TEMPO!

Nesta semana ainda haverá uma chance do público conferir alguns filmes participantes da 37a. Mostra de Cinema de São Paulo!
                                                            

                                                          A Mostra ainda da uma chance

O Cine Sesc exibirá ate dia 07/11 os filmes da repescagem, o público tem ainda a possibilidade de conhecer os novos participantes , diretores filipinos , japoneses, uruguayos , argentinos, portugueses, americanos , alemães e vai pelo mundo afora.



                                                                  Fachada do CineSesc

                            Confira a programacao do Cinesesc ate dia 07/11 quinta feira :

04/11/2013 - Segunda




CINESESC
Sessão 1278 - 15:00
MUNDIAL – AS MAIORES APOSTAS (MUNDIAL - THE HIGHEST STAKES), de Michalz Bielanski (92`). POLÔNIA. Falado em polonês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 14 anos.
Sessão 1279 - 17:00
ESTAÇÃO LIBERDADE (ESTAÇÃO LIBERDADE), de Caito Ortiz (88`). BRASIL, JAPÃO. Falado em português. Legendas eletrônicas em inglês. Indicado para: 12 anos.
Sessão 1280 - 18:50
O MILITANTE (EL LUGAR DEL HIJO), de Manolo Nieto (116`). URUGUAI, ARGENTINA. Falado em espanhol. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 16 anos.
Sessão 1281 - 21:00
SOMOS O QUE SOMOS (WE ARE WHAT WE ARE), de Jim Mickle (100`). ESTADOS UNIDOS. Falado em inglês. Legendas em português. Indicado para: 12 anos.



05/11/2013 - Terça




CINESESC
Sessão 1282 - 15:00
QISSA: O FANTASMA É UM VIAJANTE SOLITÁRIO (QISSA: THE GHOST IS A LONELY TRAVELLER), de Anup Singh (109`). ALEMANHA , FRANÇA, INDIA, HOLANDA. Falado em panjabi. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 16 anos.
Sessão 1283 - 17:00
DARK BLOOD (DARK BLOOD), de George Sluizer (86`). HOLANDA, ESTADOS UNIDOS. Falado em inglês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 12 anos.
Sessão 1284 - 19:00
A GAIOLA DOURADA (LA CAGE DORÉE), de Ruben Alves (90`). PORTUGAL, FRANÇA. Falado em francês, português, inglês. Legendas em português. Indicado para: 14 anos.
Sessão 1285 - 21:00
LIÇÕES DE HARMONIA (UROKI GARMONII), de Emir Baigazin (110`). CASAQUISTÃO, ALEMANHA, FRANÇA. Falado em casaque, russo. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 18 anos.



06/11/2013 - Quarta




CINEMATECA - SALA BNDES
Sessão 1286 - 14:00
GIUSEPPE TORNATORE: TODO FILME É MEU PRIMEIRO FILME (GIUSEPPE TORNATORE OGNI FILM UN`OPERA PRIMA), de Luciano Barcaroli, Gerardo Panichi (101`). ITÁLIA. Falado em italiano. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: Livre.
Sessão 1287 - 16:00
PRESA NA INTERNET (CAUGHT IN THE WEB), de Chen Kaige (117`). CHINA. Falado em mandarim. Legendas em português. Indicado para: 16 anos.
Sessão 1288 - 18:15
A MONTANHA MATTERHORN (MATTERHORN), de Diederik Ebbinge (87`). HOLANDA. Falado em holandês. Legendas em português. Indicado para: Livre.
Sessão 1289 - 20:00
DRAGON GIRLS (DRACHENMÄDCHEN), de Inigo Westmeier (89`). ALEMANHA. Falado em mandarim. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: Livre.

CINESESC
Sessão 1290 - 15:00
VIDA QUE SE DESFAZ (LE DÉMANTÈLEMENT), de Sébastien Pilote (110`). CANADÁ. Falado em francês. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: Livre.



07/11/2013 - Quinta

CINEMATECA - SALA BNDES
Sessão 1291 - 14:00
SOMENTE EM NOVA YORK (ONLY IN NEW YORK), de Ghazi Albuliwi, Bandar Albuliwi (86`). JORDANIA, ISRAEL, EUA. Falado em inglês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 14 anos.
Sessão 1292 - 16:00
METEORA (METEORA), de Spiros Stathoulopoulos (81`). ALEMANHA, GRÉCIA. Falado em grego. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 14 anos.
Sessão 1293 - 18:00
EU VOU SER ASSASSINADO (I WILL BE MURDERED), de Justin Webster (90`). ESPANHA, REINO UNIDO. Falado em inglês, espanhol. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 14 anos.
Sessão 1294 - 20:00
MISS VIOLENCE (MISS VIOLENCE), de Alexandros Avranas (98`). GRÉCIA. Falado em grego. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 18 anos.

CINESESC
Sessão 1295 - 19:00
CENTRO HISTÓRICO (CENTRO HISTÓRICO), de Manoel de Oliveira, Aki Kaurismak, Pedro Costa,Victor Erice (90`). PORTUGAL. Falado em português de portugal, inglês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: Livre.
Sessão 1296 - 21:00
UM TOQUE DE PECADO (TIAN ZHU DING), de Jia Zhang-ke (133`). CHINA. Falado em mandarim. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 16 anos.

A pedido da Mostra a indicação etária dos filmes foi sugerida por seus respectivos produtores.
Programação sujeita a alterações.


Vale a pena também conhecer a MOSTRA ITINERANTE DO CINESESC por cidades do interior paulista. Informe-se no site:

 http://37.mostra.org/br/destaque/38-Confira-Itinerancia-da-Mostra-por-dez-cidades-paulistas


Uma boa semana a todos os nossos amigos cinéfilos!!!
até a próxima!

domingo, 3 de novembro de 2013

CINE SESC RECEBE RETRATOS DE CINEASTAS

Para dar uma ilustrada a mais na Mostra de Cinema São Paulo, o CineSesc recebe os expõe retratos dos mais importantes cineastas, realizados pelo famoso fotógrafo documental 
Ludovic Carème.

                                                                                            Hall do cinema 


De 22/10 a 30/12 pode-se conferir o belíssimo trabalho do fotografo Ludovic Carème. Com retratos dos mais importantes e significativos diretores de cinema de todos os tempos.


Diretores de Cinema



Em parceria com a Mostra , os visitantes tem a grande alegria de poder conhecer os ídolos e principalmente sua forma de expressar-se como pessoa no mundo atraves de seus retratos.

Retratos expressivos dos grandes diretores


Poderão ser apreciados entre os retratados da exposição: Brian De Palma, Catherine Breillat, David Cronenberg, David Lynch, Eduardo Coutinho, Jacques Doillon, Takeshi Kitano, John Waters, José Mojica Marins, Woody Allen, Oliver Stone, Pedro Almodóvar, Roberto Benigni, Suzana Amaral, Costa Gavras, Domingos Oliveira e Cacá Diegues. 

                                                               Retratos expostos no hall do cinema

Sobre Ludovic Carème: O fotógrafo se tornou conhecido tanto pelos seus retratos do meio artístico quanto pelo seu engajamento, fotografando a greve de fome na Igreja Saint Bernard em Paris, ou vivendo o dia a dia dos moradores de Sarajevo e Mostar na guerra da ex-Iugoslávia. Nos últimos anos, desenvolveu diversos trabalhos documentais em São Paulo, entre os quais se destacam os ensaios Água Branca eCentro que demonstram o seu interesse pela metrópole em constante mutação e o lugar instável deixado aos seus moradores.


                                                                       Retrato do nosso cineasta Zé do Caixão

Paralelamente continua retratando atores, diretores, músicos e escritores do seu país de adoção. Seu trabalho é regularmente publicado em jornais e revistas comoLibérationThe New York TimesThe Guardian, Rolling StoneSerafinaRevista Mag!,Vogue, S/N° entre outros.

Hall do Cine Sesc

    Assista também a entrevista de Ludovic no site do Cine Sesc.


DIRETORES EM RETRATO - REGISTROS DE LUDOVIC CARÈME

Hall do CineSesc
Todos os dias, das 14h às 21h30.
Rua Augusta, 2075 – Jardim Paulista 
(11) 3087-0500
Grátis