domingo, 27 de outubro de 2013

2013 UMA ODISSÉIA EM SÃO PAULO!

São Paulo recebe exposição inédita de Stanley Kubrick no Museu da Imagem e do Som- MIS

 Parte do cenário do Filme Laranja Mecânica em exposição no MIS-SP


São Paulo recebe exposição inédita de Stanley Kubrick no Museu da Imagem e do Som- MIS Inquieto e transformador, criativo ou insano Stanley Kubrick, um jovem fotografo nascido em NY no ano de 1926, inicia sua carreira de maneira expressiva e precoce aos 16 anos. Tornando-se assim o mais jovem fotografo da então famosa revista Look. Sua linguagem imagética nesse momento começa a desenhar-se ate os primeiros ensaios cinematográficos em curtas-metragens que desenham o que seria uma transformação sem precedentes na historia do cinema mundial. Conhecido por seus trabalhos importantes como Laranja Mecânica, Lolita, O iluminado e Inteligência artificial entre outros sucessos, sem duvidas um de seus mais significativos e históricos trabalhos foi 2001 uma Odisseia no Espaço.


                                                  Elementos de filmagens

Filme este até os dias de hoje uma referência para o cinema de ficção cientifica como um marco. E, assim teve iniciou-se  o desenho de uma carreira brilhante de um diretor fotógrafo e roteirista de cinema, o qual até os dias de hoje seduz e encanta até mesmo os que pouco conhecem de seu grandioso trabalho.  



                                    Elementos de figurino de 2001 uma Odisséia no Espaço

Em entrevista ao programa Vitrine, Christiane Kubrick, viúva de Stanley Kubrick, conta que por muitos anos esteve a questionar-se em relação a que destino dar a todo material guardado e amontoado em sua residência por anos. Cenários, maquinários, textos, desenhos estudos, e os próprios originais da obra de uma vida inteira de seu esposo. Material este que por sorte não foi parar no lixo, até o momento que decide procurar ajuda de um curador e organizar uma exposição deste acervo inestimável. Exposição essa que hoje circula pelo planeta a trazer maior proximidade do artista, sua arte e seu publico.   


                                                        Cenário do filme De olhos Fechados
Pela primeira vez na América Latina o Museu da Imagem e do Som, MIS, recebe a Exposição STANLEY KUBRICK em parceria da 37º Mostra Internacional de Cinema em São Paulo. Com 16 ambientes cinematográficos reproduzindo partes dos cenários originais e figurinos, a exposição leva o visitante a uma experiência sem igual, multissensorial que possibilita a inserção do visitante a este universo do pensamento do cineasta. Em conjunto a Mostra e exposição acontece o lançamento do livro Stanley Kubrick de Michel Ciment, coeditado pela Cosac Naify e pelo MIS e do catálogo da exposição com fotos da montagem original concebida pelo MIS além da retrospectiva dos filmes entre os dias de 11 a 17 de Outubro de 2013, pela programação da 37º Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Uma experiência inigualável que vale mais de uma visita com muita calma. Sugerimos que caso você não tenha tido a oportunidade de ver a retrospectiva na programação, busque alugar os filmes na locadora mais próxima para quando for visitar os cenários ter noção das sensações que as imagens gravadas nestes ambientes produziram no público. Com visitação de 11/10/2013 a 12/02/2014 os ambientes que compõe a exposição: 

2001 UMA ODISSEIA NO ESPAÇO 
A MORTE PASSOU POR PERTO
 BARRY LYNDON 
DAY OF THE FIGHT
 DE OLHOS BEM FECHADOS 
DR. FANTÁSTICO 
FLYING 
PADRE GLÓRIA FEITA DE SANGUE 
LARANJA MECÂNICA
 LOLITA
 NASCIDO PARA MATAR
 O GRANDE GOLPE 
O ILUMINADO 
SPARTACUS 
THE SEAFARERS

   Entrada do SESC Augusta

Os leitores e cinéfilos podem acompanhar toda a programação da 37ª Mostra Internacional de Cinema acessando o link abaixo, onde consta horários e locais onde os filmes estão sendo exibidos.






Nenhum comentário:

Postar um comentário